Artigos

Septuagésima: uma Coleta desde o exílio
Se a Quaresma recorda os quarenta anos de Israel no deserto, a Septuagésima evoca os seus setenta anos de exílio na Babilônia, quando o povo escolhido sentia tantas saudades de sua terra a ponto de não conseguir entoar sequer um cântico de Sião.

Conheça o Santo Anello!
“Santo Anello”? Quem é este? Na verdade, Santo Anello não é uma pessoa, mas uma coisa: o “santo anel” que São José deu a Maria no dia em que se casaram! Sim, você leu direito: essa relíquia existe ainda hoje. Conheça-lhe a história!

O Cardeal Pell fala sobre o Céu e o Inferno
“Como tantos outros, eu acreditava que (quase) todas as pessoas seriam salvas. Mas fui obrigado a repensar minha posição. Retornei aos ensinamentos de Jesus no Novo Testamento e descobri que eles não apresentavam garantias suficientes para meu otimismo.”

Como brinquedos nas mãos do Menino Jesus
Na Epifania, os Três Reis Magos que visitam o Menino Jesus trazem-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E nós, o que daremos de presente ao divino Infante? Que tal um brinquedo, já que as crianças gostam tanto deles?

A bela oração litúrgica para a Epifania do Senhor
“Ó Deus, que no dia de hoje conduzistes os gentios, por meio de uma estrela, ao conhecimento de vosso Unigênito, concedei-nos, vos rogamos, que, já vos conhecendo pela fé, sejamos levados à contemplação do esplendor de vossa majestade.”

Um clássico esquecido: “Os Noivos”, de Alessandro Manzoni
Foi como católico devoto que Manzoni escreveu “Os Noivos”. No coração da história está o trágico noivado de Renzo e Lúcia, separados por intrigas e circunstâncias políticas. A história acompanha o infeliz casal em sua missão aparentemente impossível de ficar juntos.

“Permanecei firmes na fé! Não vos deixeis confundir!”
Escrito ainda em 2006, finalmente veio a público o testamento espiritual de Joseph Ratzinger, morto no último dia 31 de dezembro. Leia na íntegra o último ensinamento que nos quis legar, em estilo tão tocante como pessoal, o nosso querido Papa emérito Bento XVI.

“Quem crê, nunca está sozinho nem na vida nem na morte”
No dia de São Silvestre, Papa que combateu as primeiras heresias que ameaçaram a fé cristã, recebemos com pesar a notícia do falecimento do Papa emérito Bento XVI, intrépido defensor da Verdade que combateu a ditadura do relativismo. Nosso apostolado deve muito a esse pontífice, por cuja alma convidamos todos a oferecer sufrágios e orações.

Como é possível que Maria seja Mãe de Deus?
Embora Maria não tenha dado a Jesus a natureza divina nem sua alma humana imortal, não deixa de ser Mãe dele, pois não deu à luz um corpo, uma alma, uma natureza ou mesmo duas naturezas. Ela deu à luz uma Pessoa, e essa Pessoa é Deus.

O legado de Bento XVI
O Papa Bento XVI testemunhou de modo incansável e profético a necessidade que temos de colocar a Deus acima de todas as coisas, dando-lhe a primazia na liturgia, na sociedade e em nossas próprias vidas. Nisso captamos mais plenamente o legado que ele nos deixa.

As festas da Oitava de Natal
São antiquíssimas, nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, as festas de Santo Estêvão, São João Evangelista e dos Santos Inocentes. Mas também é tradicional a festa da Circuncisão do Senhor, que até alguns anos atrás se celebrava todo 1.º de janeiro, na Oitava de Natal.

Ou o pinheiro de Natal, ou o carvalho de Thor
Assim como São Bonifácio ao destruir o carvalho de Thor e legar-nos a árvore de Natal, também nós temos de escolher: ou desferimos a Cruz de Cristo contra o machado do paganismo, ou cedemos ao medo mundano e aos sacrifícios humanos de nossa época.

O labirinto do diabo
Eis um dos truques que Satanás usa como isca para fazer as almas mergulharem no desespero e cometerem suicídio: metê-las em um labirinto sem saída, como fez com Carla e como faz com tantas outras pessoas vulneráveis.

Sacerdócio sob ataque
Tudo começou ao pé do altar, na hora de dizer as palavras da consagração. O Padre Davi experimentou o que parecia um ataque de pânico. Nesse dia, outro padre teve de terminar a Missa. Desde então, celebrar a Eucaristia ficou pesado…

Portugal e Marrocos: um duelo de séculos
No futebol, hoje é a primeira vez que Portugal e Marrocos se enfrentam nas eliminatórias de uma Copa. Na história, porém, os dois países já são velhos conhecidos um do outro. Só que seus confrontos aconteciam em outros campos…

As luminosas orações para a festa da Conceição
Por mais santos que tenham sido outros seres humanos, ainda assim eles contraíram a mancha do pecado original e foram libertos dele. Dos pobres mortais, só Maria foi preservada do pecado. Ela é única, e na festa da Imaculada nós damos graças a Deus por isso.

Católicos, não haverá arrebatamento!
Como na época de Noé, Jesus diz que no último dia as pessoas serão separadas: de cada duas, uma será levada e outra será deixada para trás. Mas a chave para compreender essa profecia é que, no dilúvio, os perversos é que foram levados da terra, não os justos!

São Francisco Xavier, o caranguejo e a cruz
A Providência acompanhava com tanto amor a obra do ilustre apóstolo do Oriente, que Deus quis fazer, só para ele, um prodígio demonstrando o seu amor de predileção. É a famosa história do caranguejo e do crucifixo de São Francisco Xavier.

Estamos vivendo em tempos apocalípticos?
A geração menos alerta, menos capaz de reconhecer o que está acontecendo, talvez até a geração mais confortável e confiante, será aquela em que o espírito do Anticristo se manifestará plenamente. É a nossa, então, a geração predita há tanto tempo?